Em um restaurante a função da cozinha envolve a produção dos alimentos de maneira rápida, prática, dinâmica, mas sem perder a qualidade do serviço. O ambiente deve ser projetado para proporcionar funcionalidade, higiene e um dos mais importantes: maior produção. Para isso, preparamos este artigo sobre como aumentar a produtividade m um restaurante. Mas o que é produtividade e por que ela é tão relevante? A produtividade é a eficiência relacionada ao tempo de produção.

É necessário ter uma grande produção de boa qualidade em um curto espaço de tempo. Ela é essencial para diminuir os erros e aumentar a lucratividade do seu estabelecimento. Depois de entender o que significa o conceito que pode mudar o cotidiano do seu restaurante, veja cinco dicas de como aumentar ainda mais a sua produtividade.

Padronizar os processos

A produtividade em um restaurante pode aumentar com um bom sistema de padronização. Ela consiste em organizar todas as áreas do restaurante, para que elas funcionem sempre do mesmo jeito. Assim, dois funcionários distintos conseguem realizar a mesma função e o cliente não irá perceber que foi feito por pessoas diferentes. Essa estratégia auxilia na eficiência dos empregados e do estabelecimento, além de ser uma das melhores técnicas para aumentar a produtividade.

Um exemplo de como padronizar é, com as máquinas, uniformizar porções como com cortadores de alimentos industriais. Dessa maneira, o desperdício será evitado pois ao servir o produto com a quantidade certa para o cliente, é mais difícil que sobre e acabe indo para o lixo. 

Conservar o maquinário 

Fazer manutenções periódicas é essencial para manter as máquinas em boas condições. Esses check-ups apresentam eventuais problemas, que costumam ser simples se percebidos no início e consertados. Ainda que você possua a melhor estrutura na cozinha do seu restaurante, sem uma boa conservação, elas não funcionarão com tanta eficiência quanto deveriam. Além disso, a preservação dos equipamentos está diretamente relacionada a higiene do espaço. Dessa forma, aliando uma boa limpeza com uma manutenção recorrente, a sua produtividade estará sempre crescendo.

Ter um bom layout na cozinha 

A disposição dos equipamentos deve ser pensada a partir do fluxo de processos, clientes e empregados do restaurante. Tudo deve ser feito a partir da praticidade necessária para o dia a dia do trabalho na cozinha.

O design de uma cozinha deve evitar a perda de tempo, por exemplo, um funcionário da área de sobremesas precisar ir até o setor do prato principal para pegar ingredientes representa a falta de um design prático e eficiente. Para isso, é fundamental, por exemplo, otimizar os espaços, considerando as instalações elétricas e hidráulicas, para que essas atendam às necessidades das máquinas.

 

Manter a equipe ciente de todas as etapas da produção 

Com uma equipe organizada que conhece os processos e os equipamentos com que trabalha, fica mais difícil acontecerem erros na hora de servir aquele prato delicioso que precisa estar perfeito. Em uma cozinha o clima pode ficar bem caótico, mas lembre-se que se o trabalho for bem executado isso não precisa acontecer. Se os funcionários estiverem cientes do que devem fazer, as máquinas estiverem funcionando e tudo estiver organizado e com uma boa disposição, não haverá necessidade de ter estresse dentro do local de trabalho.

Investir em ferramentas tecnológicas 

Por fim, uma das maneiras mais fáceis de aumentar a produtividade em um restaurante é investindo em equipamentos novos que são cada vez mais eficientes graças a tecnologia. Atualmente, existem diversos tipos de máquinas no mercado, desde aquelas para restaurantes japoneses e até para os italianos. Mas, você já parou para pensar que existe um jeito de ter uma ferramenta feita especialmente para o seu estabelecimento? Pensou?! Então, fale com nossos consultores e faça seu orçamento para descobrir qual a melhor máquina para aumentar a produtividade do seu restaurante e, assim, ter mais lucros e crescer com a sua empresa.

 

Compartilhe esse post!