Ao se sentirem confortáveis, as pessoas costumam produzir mais por estarem em um ambiente que proporcione boas condições de trabalho. Uma das maneiras de criar um cenário melhor é fazendo um projeto de climatização.
O conforto térmico não leva em conta só a temperatura, mas também a velocidade do ar, a umidade, isolamento do vestuário e calor metabólico.

norma NR17

A NR17, norma regulamentadora de ergonomia, visa garantir um local de trabalho que possua todas as condições necessárias para manter o trabalhador bem físico e psicologicamente. Aqui no Brasil, de acordo com a NR17, um ambiente confortável termicamente deve possuir uma temperatura entre 20 e 23 graus no inverno e 23 e 26 graus no verão

AR CONDICIONADO

O ar condicionado é um dos equipamentos mais utilizados para proporcionar o conforto térmico. Isso porque além de aumentar ou diminuir a temperatura do ar, ele também pode regular a umidade, purifica o ar e deixa o interior do ambiente limpo e fresco. No entanto, é preciso ficar atento: Se no seu estabelecimento a purificação do ar e regulação de umidade é feita pelo ar condicionado, os filtros devem sempre ser higienizados e trocados quando necessário.

A QUALIDADE DO AR RELACIONADA A SEGURANÇA DO TRABALHO

Além do desconforto térmico, uma indústria está mais propensa a apresentar compostos químicos e partículas tóxicas no ar, por isso é essencial investir em locais com boa ventilação. Seja naturalmente, com janelas, ou com equipamentos próprios para isso, como os purificadores ou ar condicionado. O contato diário com essa substâncias tóxicas no ar sem circulação pode gerar diversos sintomas como a falta de disposição, irritação nos olhos e até mesmo, em casos mais graves, dermatite. Dessa maneira, fica bem claro o quanto é importante investir em uma boa climatização.

PROJETO DE CLIMATIZAÇÃO

O sistema de climatização requer um bom projeto, pois se feito sem eficiência pode aumentar em quase 50% as contas do seu estabelecimento. Por exemplo, em uma indústria, o equipamento ideal a ser utilizado são os climatizadores evaporativos, pois gastam menos energia e precisam de menos manutenção quando comparados ao ar condicionado.

CLIMATIZAÇÃO NA COZINHA

O item 1.14.1 da Resolução – RDC Anvisa nº275 comprova que a grande circulação de ar leva a um ambiente livre de fungos, condensação de vapores e gases, dessa forma, sem causar prejuízo a produção. O equipamento mais recomendado para uma cozinha industrial são aparelhos que utilizem gás ecológico ou que a sua instalação seja feita por meio de dutos ou no teto.
A climatização na cozinha, certamente traz um menor risco de contaminação, além de deixar estável a temperatura de um ambiente em que fornos e fogões são utilizados constantemente.

CLIMATIZAÇÃO EM SALAS DE COMPUTADORES

Salas que possuem equipamentos como computadores, laptops e outros eletrônicos devem ser obrigatoriamente climatizadas. Isso porque tais aparelhos requerem uma regulação da umidade para terem um longo período de funcionamento. O ar condicionado costuma resolver essa função, garantindo que a umidade seja de no mínimo 45% e no máximo 55%, além de manter a temperatura estável.
É essencial que o ar condicionado escolhido cumpra funções como, ser desenvolvido para funcionar 24h seguidas, ter baixa manutenção e baixo consumo de energia.
Assim, os laboratórios eletrônicos podem ser conservados por muito mais tempo.

Deu pra entender bastante sobre como a climatização é importante tanto para os trabalhadores, quanto para os equipamentos da sua indústria. Agora, só falta aplicar todas as dicas! Não sabe como? Fale com um de nossos consultores e crie seu projeto de climatização!

VEJA OS ÚLTIMOS TEXTOS DO BLOG

Metrologia na produção

Metrologia na produção

Você sabe o que é metrologia e o forte impacto que ela tem na vida cotidiana da sua empresa? Continua lendo e vem descobrir mais sobre um dos conceitos mais importantes para a sua indústria! A metrologia surgiu da necessidade humana de medir, contar, quantificar as...

5 DICAS PARA REDUZIR ACIDENTES DE TRABALHO

5 DICAS PARA REDUZIR ACIDENTES DE TRABALHO

O Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho de acordo com a pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A pesquisa também conta com dados que mostram que a cada 48 segundos acontece um acidente e a cada 3 horas e 8 minutos um...

Vida útil de máquinas: veja dicas de como aumentá-la

Vida útil de máquinas: veja dicas de como aumentá-la

Uma máquina parada afeta diretamente na eficiência e nos lucros de uma empresa, por isso a grande importância de ter equipamentos com uma boa vida útil. A vida útil de máquinas significa a quantidade de tempo de aproveitamento que é possível utilizá-la. O objetivo é...

NOSSOS SERVIÇOS

Desenho técnico e modelagem 3d

  • Desenhos técnicos para a produção de peças de acordo com as normas técnicas.
  • Modelagens 3D de peças e produtos para visualização de modelos

Projetos de Máquinas

  • Projetos de máquinas para automatização de linhas de produção
  • máquinas para a realização de processos específicos para as mais variadas indústrias

Desenvolvimento de Produtos

  • Desenvolvimento e otimização de produtos utilizando princípios da engenharia reversa e conceitos internacionais de projeto 

 

 

 

Consultorias mecânicas

  • Simulações computacionais
  • Cálculos Estruturais
  • Análise de viabilidade técnica e financeira
  • Avaliação de maquinário
  • Projetos de climatização
  • Adequação a NR-12

 

Compartilhe esse post!