(48) 3721-7537 [email protected]

O Movimento Empresa Júnior conta com um aspecto bastante interessante: a reciprocidade membro-empresa. Nós, membros das EJ’s, entramos no movimento e realizamos nosso trabalho para, em troca, recebermos capacitação e nos prepararmos para o mercado de trabalho. Na i9 CONSULTORIA tal capacitação se dá de duas maneiras. Uma delas corresponde ao nosso trabalho cotidiano. A segunda resulta dos nossos programas de treinamento.

A i9 é constituída por diferentes diretorias: Marketing, Núcleo de Projetos, Recursos Humanos, Administrativo-Financeiro e Presidência. Ao nos inserirmos no convívio empresarial, temos a oportunidade de ter contato com os vários processos internos nessas áreas, aprendendo sobre a estrutura de grandes empresas e nos ambientando às cobranças e a procedimentos inerentes ao mercado de trabalho. Tendo como produto serviços de consultoria nas áreas de 6 Sigma, Desenvolvimento de Máquinas e Desenho Técnico, também adquirimos e proporcionamos experiências e conhecimentos acerca de assuntos técnicos, de metodologia de projetos, administração, vendas e trabalho em equipe.

Os treinamentos, por sua vez, ficam a cargo da diretoria de Recursos Humanos, que para cumprir este papel deve analisar o ambiente empresarial, detectando necessidades e também oportunidades a fim de viabilizar os treinamentos  visando alavancar o potencial da equipe. Os treinamentos são divididos em dois programas: Trainee e Gerente.

O primeiro, voltado para os nossos futuros integrantes, constitui uma fase de ambientação e de preparação para o trabalho na empresa. Assim, tornamo-os futuros líderes para dar continuidade ao trabalho de qualidade que a i9 CONSULTORIA oferece. O cronograma é dividido em 3 etapas.  Inicialmente, capacita-se os trainees em empreendedorismo e estratégia, o que auxilia no melhor entendimento de como a empresa funciona e como estabelecemos nossos objetivos. Depois, contextualizamos os futuros membros no principal produto da i9, desenvolvimento de projetos. Nessa etapa, é designado a eles a confecção de um projeto interno, em um período de 4 semanas, com reuniões para definir o escopo. No final, eles são avaliados por toda a empresa durante uma de nossas reuniões. Para concluir o programa trainee, preparamo-os na área de negociação e vendas. Nessa última etapa os trainees fazem uma simulação de venda de projeto para um cliente, passando pela parte de negociação, conversa com professor e consultor, e, por fim, apresentação de proposta ao cliente. Após concluído o programa, a empresa avalia se o trainee está apto, ou não, para seguir na empresa.

Já o programa gerente tem como finalidade a constante melhora dos membros. Os treinamentos oferecidos são mais flexíveis quando comparados ao programa trainee. Sua estruturação baseia-se na análise, feita pelo R.H., da situação atual da empresa e dos pontos que essa precisa otimizar. No semestre 16.2, por exemplo, os membros tiveram treinamento de negociação, ministrado por membro da FEJESC, o qual explorou as falhas da empresa e apontou possíveis melhorias. Tivemos também a participação do Prof. Albertazzi, ex-coordenador do PosMec e supervisor do LabMETRO, o qual introduziu métodos de oratória e comportamentos adequados a uma boa apresentação, habilidades essenciais para o nosso futuro profissional. Ainda houve treinamentos nos temas de Lean Manufacturing (com introdução à  parte teórica e com dinâmicas exemplo), projetos internos e inbound marketing. Além disso, os membros tiveram a oportunidade de organizar e participar de um treinamento de Excel Aplicado à Engenharia, ministrado pela empresa Lean Solutions, referência no ramo.

Em suma, essas são as formas de capacitarmos os membros a fim de alinhar e manter o nível de excelência na empresa. Também, há muitos outras habilidades adquiridas por participantes da i9 CONSULTORIA, através de intercâmbio de conhecimento com professores, realização de processos internos, contato com empresas reais e o mercado de trabalho e no gerenciamento de projetos, onde o membro coloca na prática todos os treinamentos acima citados e tem, nessas experiências, o maior pico de aprendizado que a i9 CONSULTORIA pode oferecer.

 

Compartilhe esse post!