(48) 3721-7537 [email protected]

Reduzir custos é uma das questões mais importantes nos dias atuais. Porém, também é uma tarefa muito complicada no dia-a-dia dos empresários e responsáveis pela produção. Pois além destas atribuições, estes são responsáveis por diversas outras tarefas de tamanha importância com prazos ainda mais apertados. Então, como é possível reduzir custos sem comprometer a produtividade da empresa ou a qualidade do produto? Essa é a principal questão que desejamos responder neste artigo.

Entenda seus gastos

Conhecer quais são os gastos da sua empresa é o primeiro passo para que você possa reduzir custos. É claro que mensurá-los pode não ser tão simples, pois eles podem variar significativamente entre produtos, clientes, questões logísticas, entre outros.

Se você não conhece os seus gastos, você deve melhorar a gestão de custos de sua empresa, pois isso permitirá identificar quais são os custos que podem ser reduzidos ou cortados. Além disso, o preço do seu produto poderá ser melhor definido.

Identifique custos com mão de obra, materiais e manutenção, por exemplo. A partir daí, será possível começar a se conhecer gastos desnecessários e oportunidades para corte de custos. 

reduzir Custos com materiais

Os materiais utilizados para fabricar os produtos podem comprometer grande parte do orçamento de sua fábrica. Por isso, devem ser analisadas todas as etapas que envolvem desde a compra dos materiais até os processos de produção.

Na compra dos materiais necessários para produzir um produto, faça uma pesquisa para se certificar de que você está comprando o mais barato possível, desde que seja na qualidade que você deseja. Comprar materiais em grandes quantidades também pode ser uma ótima maneira de gastar menos. Por isso, faça as contas e analise as possibilidades.

Custos com materiais envolvem, também envolve variáveis como frete, impostos e seguro. Portanto, faça uma análise completa do processo e identifique as variáveis envolvidas.

Uma outra forma de cortar custos com materiais é controlar as perdas durante a produção. Por isso, monitore seu estoque e sistema produtivo de forma integrada. 

Existem, também, sistemas de automação que utilizam softwares para coletar dados e monitorar quantidades, motivos, índices, etc. Eles alertam os operadores da atividade para que reajam e evitem as perdas que estão ocorrendo.

reduzir Custos com manutenção

A manutenção de máquinas e equipamentos não deve ser lembrada somente após uma quebra ou após a produção começar a ser afetada. Este processo é algo crítico do ciclo industrial. Portanto, faça um controle de manutenção para que seja possível identificar como reduzir custos.

Um processo de manutenção bem estruturado reduz quebra de máquinas, e com isso há um aumento de produtividade. Monte um bom plano de manutenção de maneira que haja a maior redução de custos a longo prazo. Portanto, implemente processos como manutenção preventiva, manutenção corretiva e preditiva.

A manutenção preventiva visa rever, controlar e monitorar os equipamentos através de ações planejadas periódicas. Já a manutenção corretiva é uma estratégia utilizada após o problema acontecer.

reduzir Custos com mão de obra

A produtividade dos colaboradores é um item a ser observado com atenção quando há interesse de reduzir custos. Baixa performance, mau treinamento e falta de motivação são apenas alguns exemplos de fatores que diminuem a produtividade dos funcionários.

Um outro “vilão” é a cultura de horas extras, pois no fim das contas acaba saindo caro para a empresa. Além dos passivos trabalhistas, há diminuição da qualidade de vida dos colaboradores e qualidade de trabalho. Pode haver, também, aumento de despesas médicas e licenças, rotatividade e risco de acidentes.

Por isso, faça uma boa gestão de sua equipe para avaliar a produtividade da empresa. Leve em conta as entregas a serem feitas pelos colaboradores, além de como está a motivação de cada funcionário ao desempenhar as atividades, já que estes fatores estão fortemente ligado à produtividade.

Utilização de máquinas

Um processo produtivo pode ser automatizado através do uso de máquinas. Isso pode trazer um aumento de produtividade e redução de custos na produção, pois uma máquina pode ser projetada para trabalhar mais do que um ou mais funcionários seriam capazes devido aos limites humanos, além de poder ter menos limitações.

É bom salientar que uma máquina pode ser projetada para trabalhar com um ou mais funcionários a operando. Além disso, o custo de aquisição de máquinas geralmente é menor do que as automatizadas para funcionarem sem funcionários. Analise, então, o seu processo produtivo e identifique possíveis automatizações que podem ser feitas.

É possível que uma máquina precise ser projetada especificamente para a sua empresa e o processo de produção envolvido. Para isso, você também pode contar com a ajuda de empresas de consultoria especializadas em projetar máquinas de acordo com o que você precisa para a sua produção.

Projetar novas máquinas, inclusive, é uma das atividades da i9 CONSULTORIA. Portanto, entre em contato com conosco e faremos uma análise gratuita sobre qual seria a máquina adequada para o processo da sua empresa e como haveria aumento de produtividade e corte de custos.

Compartilhe esse post!