Uma das partes mais importantes do processo industrial é apurar o preço de cada máquina que será utilizada durante a produção. No entanto, tal procedimento é, muitas vezes, deixado de lado pelas empresas. Por isso, continue lendo e veja como apurar com qualidade o custo/hora de uma máquina.
Para começar, é importante esclarecer a diferença entre custos variáveis, fixos, diretos e indiretos.

 

Custos variáveis

Esses valores tendem a mudar conforme o aumento ou diminuição da produção, por exemplo, a quantidade de energia utilizada por uma máquina para produzir durante 30 dias é menor do que a para produzir durante 50. Logo, o preço varia de acordo com cada demanda e tempo.

 

Custos fixos

Custos fixos não dependem diretamente da produção, e tratam-se de serviços como limpeza, segurança, aluguel etc. Ou seja, valores que independente do quanto é produzido não variam.

 

Custos diretos

São aqueles destinados diretamente a produção com uma proporção já definida. A matéria-prima, é o melhor exemplo desse caso, pois já existe uma quantidade exata necessária para a produção.

 

Custos indiretos

Aqui entram valores também variáveis, aqueles que não têm como serem previstos. Assim como nos custos variáveis, água e energia também se encaixam nos custos indiretos.
Existem diversas maneiras de calcular o custo de uma máquina. Um deles, que possui extrema importância, é pelo viés técnico. Nele, são levados em conta os fatores de trabalho diários do equipamento, e não necessariamente condições comerciais.

 

Calcular a depreciação das máquinas

A depreciação é o custo de quanto a máquina vai perder durante sua utilização na produção. Por exemplo, o desgaste natural ou a necessidade de manutenção, são preços que devem ser levados em conta nesse cálculo.

 

Calcular o custo da área que a máquina ocupa

Uma máquina faz parte do espaço físico de uma indústria e influencia no valor do seu aluguel. Portanto, contar o quanto o equipamento ocupa em área é essencial na apuração de quanto vai custar a sua hora de uso. Já se o seu imóvel for próprio, leve em conta o valor de oportunidade que a indústria possui, por exemplo, pela sua boa localização.

 

Calcular o gasto de energia das máquinas

Para este passo, é importante que a sua empresa possua um relógio de medição exclusivo da fábrica, e que não se misture com as despesas administrativas.

 

Calcular o custo de manutenção da máquina

Como já mencionamos no blog, para aumentar a vida útil da sua máquina, é essencial ter uma manutenção periódica. Esse procedimento deve também ser incluso no cálculo, uma vez que para realizar certa produção seu equipamento precisará passar por uma manutenção até mais específica do que a feita normalmente.

 

Avaliar o mercado

É essencial avaliar os seus concorrentes: o que levam em consideração, quanto cobram etc. Além disso, o preço dos seus equipamentos devem ser parecidos com os de seus concorrentes diretos. Com o tempo, conhecimento de mercado e aumento do volume de vendas, as empresas tendem a fazer esse passo naturalmente.

 

Fazer pesquisas

Além de avaliar os produtores concorrentes, também é importante conferir a peça chave de todo esse processo: os clientes. Realizando pesquisas como socioeconômicas, interesses, necessidades, emprego etc., é possível conhecer mais para quem sua empresa produz e atender melhor às expectativas.

A i9 CONSULTORIA realiza cálculo de custos com maquinário, se você se interessa entre em contato conosco.

VEJA OS ÚLTIMOS TEXTOS DO BLOG

Esforços Repetitivos e Ambiente Inadequado de Trabalho

Esforços Repetitivos e Ambiente Inadequado de Trabalho

A linha de produção de uma grande empresa não pode parar. Por isso, os funcionários acabam realizando esforços repetitivos e acelerados em um curto espaço de tempo. Certas condições de trabalho, como a repetibilidade, expõe o trabalhador a sérios riscos de saúde,...

Metrologia na produção

Metrologia na produção

Você sabe o que é metrologia e o forte impacto que ela tem na vida cotidiana da sua empresa? Continua lendo e vem descobrir mais sobre um dos conceitos mais importantes para a sua indústria! A metrologia surgiu da necessidade humana de medir, contar, quantificar as...

5 DICAS PARA REDUZIR ACIDENTES DE TRABALHO

5 DICAS PARA REDUZIR ACIDENTES DE TRABALHO

O Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho de acordo com a pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A pesquisa também conta com dados que mostram que a cada 48 segundos acontece um acidente e a cada 3 horas e 8 minutos um...

NOSSOS SERVIÇOS

Desenho técnico e modelagem 3d

  • Desenhos técnicos para a produção de peças de acordo com as normas técnicas.
  • Modelagens 3D de peças e produtos para visualização de modelos

Projetos de Máquinas

  • Projetos de máquinas para automatização de linhas de produção
  • máquinas para a realização de processos específicos para as mais variadas indústrias

Desenvolvimento de Produtos

  • Desenvolvimento e otimização de produtos utilizando princípios da engenharia reversa e conceitos internacionais de projeto 

 

 

 

Consultorias mecânicas

  • Simulações computacionais
  • Cálculos Estruturais
  • Análise de viabilidade técnica e financeira
  • Avaliação de maquinário
  • Projetos de climatização
  • Adequação a NR-12

 

Compartilhe esse post!