(48) 3721-7537 [email protected]

Entenda como adaptar-se aos novos moldes da indústria contemporânea e aumentar sua produtividade com a Indústria 4.0

 

A demanda do mercado e da economia por maior quantidade de produtos que possuam qualidade e ao mesmo tempo atendam a necessidade do consumidor levou ao desenvolvimento de novas técnicas no sistema de produção que utilizam o melhor que a tecnologia tem a oferecer.

Não apenas entregar resultados e agregar valor ao seu produto, as empresas visionárias buscam reduzir ao máximo os erros e refugos e assim economizar dinheiro destinado a perdas. Tudo isso é possível com uma indústria integrada e automatizada, conceito conhecido como indústria 4.0.

A indústria 4.0 possui 3 pilares básicos que quando aplicados, otimizam a sua linha de produção. Além disso, fornecem uma enorme facilidade em contornar obstáculos e impulsionam seus ganhos. São eles:

  • Big Data Analytics: consiste na captação e análise da maior quantidade possível de informações que são relevantes para sua empresa. Dessa forma, você pode identificar os motivos de problemas e falhas na linha de produção, além de tomar as melhores decisões para sua empresa baseado em dados reais.
  • Internet das Coisas: conceito que diz respeito à conexão entre diversos aparelhos e uma consequente troca de informações que iriam minimizar prejuízos e aumentariam a adaptabilidade do sistema a situações adversas. Por exemplo, digamos que a máquina de empacotamento de certo produto apresentou defeito e teve seu ritmo de trabalho reduzido. Logo, todas as máquinas da linha produção, que estão conectadas em rede umas as outras, irão diminuir o ritmo de trabalho até que o defeito seja resolvido, evitando assim que o sistema tenha que ser paralisado totalmente e mantendo constante a produção da fábrica.
  • Segurança: diz respeito a qualidade do sistema de informações e automatização da sua empresa. De nada adianta você possuir máquinas que “conversam” entre si se elas apresentam falhas constantes tanto na comunicação quanto na execução de sua tarefa.

Como desenvolver os pilares da indústria 4.0 na sua empresa?

Tendo em vista que conhecemos os pilares da indústria do futuro, surge a dúvida: como posso fazer com que minha empresa evolua e se transforme num modelo de inovação? Temos algumas dicas para você!

  • Colete a maior quantidade de informação possível que seja relevante ao seu negócio e faça uma análise dessa massa de dados. Dessa forma, com auxílio principalmente de gráficos, tabelas e comparativos, é possível analisar a situação do mercado no momento, onde sua empresa se encaixa no panorama regional da área de atuação, identificar pontos falhos e oportunidades de melhoramento e expansão, entre várias outras aplicações que o Big Daya Anlytics pode ter.
  • Reduza a quantidade de processos manuais e busque automatizar sua linha de produção. Processos manuais muitas vezes são mais lentos e estão sujeitos a um maior número de erros do que a utilização de máquinas para realização dessas funções. Dessa forma, após ter um sistema automatizado, você pode integrar e conectar toda a linha de produção de acordo com a Internet das Coisas. Para isso, uma boa opção é recorrer a empresas de consultoria que podem estar avaliando e desenvolvendo formas de automatização e máquinas adaptadas e personalizadas a sua área de atuação.

Quais os grandes benefícios que a Indústria 4.0 traz para sua empresa?

Agora que você já sabe o conceito de Indústria 4.0 (Veja nosso infográfico também) e sabe algumas ações que podem ser tomadas para aplicá-la com sucesso, listamos quais as grandes vantagens desse novo método de produção:

  1. Flexibilidade da linha produtiva
  2. Maior produtividade
  3. Diminuição das perdas e dos gastos
  4. Uso mais eficiente dos recursos naturais e matérias primas
  5. Possibilidade de customização em massa de seus produtos
  6. Redução do consumo de energia
  7. Encurtamento do tempo de lançamento de novos produtos

Todas essas vantagens só serão possíveis se houver uma modernização na sua fábrica e no modo como seu produto é confeccionado. Algumas grandes empresas, como a Rolls Royce e a Embraer já investem grande quantidade de capital nessa modernização e puderam ver reduções drásticas no tempo de produção de peças destinadas a aeronáutica, assim como um aumento nos ganhos da empresa!

Vale frisar também que é muito interessante você aliar investimentos na Indústria 4.0 a uma boa gestão da sua empresa, levando em conta principalmente o rendimento de seus funcionários e quais são suas prioridades e metas durante certo período de tempo. Para isso, vale dar uma olhada também na dica 1 e na dica 2 que nós preparamos para você crescer ainda mais no ano de 2018.

Essa foi a 3ª de 5 dicas para você aumentar a produtividade na empresa. Perdeu alguma dica? Veja no banner abaixo e confira nosso conteúdo!

Como Reduzir Custos na Produção?

Reduzir custos é uma das questões mais importantes nos dias atuais. Porém, também é uma tarefa muito...

NR 12 – Como Garantir a segurança dos colaboradores, através do correto funcionamento dos equipamentos

A NR 12 A norma NR 12, publicada em 1978 se tornou, a norma mais importante no sentido de regulamentação...

Dica 5/5: Como uma consultoria pode impulsionar seu negócio

Entenda como uma consultoria pode impulsionar os resultados do seu negócio e torná-lo referência no mercado....

Dica 4/5: O Ciclo PDCA, acelerador de Produtividade

Conheça o ciclo PDCA, capaz de aumentar a produtividade em pequenas empresas e multinacionais   Existem...

Dica 3/5: Aumento na Produtividade com a Indústria 4.0

Entenda como adaptar-se aos novos moldes da indústria contemporânea e aumentar sua produtividade com a...

Dica 2/5: Como aumentar a produtividade na empresa

Entenda como e por que definir prioridades para você e sua empresa   Você com certeza já passou por uma...

Dica 1/5: Como aumentar a produtividade na empresa

Conheça metodologias organizacionais que prometem até quadruplicar a produtividade da sua empresa    A...

Compartilhe esse post!