(48) 3721-7537 [email protected]

Você certamente já deve ter ouvido falar em kodak, blockbuster, Ambev e Ford/GM. Todas foram ou são empresas competitivas. Mas você sabe qual o grande diferencial entre as que foram bem-sucedidas e as que fracassaram?

Enquanto Kodak e Blockbuster utilizaram seus recursos de forma ineficiente. De outra forma, Ambev e Ford/GM apostaram em inovação e adaptação de mercado. Focando seus investimentos, principalmente, em produtividade e ajuste de seus produtos ao gosto de seus clientes.

Mas o que isso tem a ver com minha empresa? Nesta leitura você aprenderá como manter sua empresa à frente do mercado!

 Para iniciarmos esta análise, trouxemos um Diagrama para exemplificar como um produto atinge seu Diferencial Competitivo no mercado

Como podemos notar, a qualidade do seu produto e de sua produção é a base para seus resultados no mercado. Por isso, é fundamental buscar sempre as melhores formas para alcançar um Diferencial competitivo em seu produto.

Para te ajudar a alcançar esse diferencial, abordaremos aqui as 5 Formas Infalíveis de conseguir o seu diferencial competitivo!

  1.Otimização de Processos

A otimização de processos consiste em mapear as atividades executadas em sua linha de produção para identificar falhas e pontos de melhoria. Estas melhorias podem ser aplicadas por meio da eliminação de tarefas desnecessárias e do melhor uso de recursos. Além disso, outra forma para aperfeiçoar os processos é aplicar ferramentas adaptadas ao seu serviço.

Principais Vantagens: Aumento do Volume de Produção, Redução de Erros e Retrabalhos, Maior Controle das Informações de Produção e Facilidade para Reposição da Mão de Obra.

  2.Automatização

Independente do ramo de sua empresa, a automação pode acelerar sua produtividade e atender as reais demandas de seu mercado. Para realizar uma automatização eficiente, você deve planejar seu projeto, e identificar quais etapas são repetitivas e podem ser normalizadas. Além disso, a forma de automatização deve ser específica para as necessidades de sua empresa. Por isso, conte sempre com máquinas e ferramentas personalizadas para atingir os melhores resultados possíveis!

Principais Vantagens: Qualidade Padronizada, Produção Contínua, Redução de Custos e de Tempo e Controle das Informações de Produção.

  3.Padronização da Produção

 Se você deseja que seu produto seja reconhecido pela excelência, sua produção deve ser impecável. Dessa forma, você deve focar em dois pontos principais: Processos e Produtos. Para manter a padronização dos processos, o funcionário deve saber quais atividades deve realizar e a melhor forma para executá-la. Já a padronização dos produtos depende de fatores mais técnicos como a qualidade de equipamentos, materiais e detalhamento para fabricação. Pensando nisso, a presença de desenhos técnicos normatizados e de fácil compreensão facilita a perfeita produção de peças e produtos.

Principais Vantagens: Redução de Refugo e do Retrabalho, Aumento da Qualidade do Produto, Detalhes Técnicos do Produto para Fabricação e Facilidade para Identificar Melhorias na Produção.

   4.Documentação 3D e Análises Mecânicas

Pense nas seguintes situações: você tem uma ideia inovadora para o mercado, porém não sabe se existe mercado para ela. Na outra situação, sua empresa está produzindo um modelo com defeito e precisaria fabricar dezenas de protótipos para encontrar um produto otimizado. Em ambos os casos, ter um desenho 3D facilitaria sua vida. No primeiro, ter uma modelagem 3D de seu produto facilitaria a pré-visualização de sua versão final. No segundo, por sua vez, o modelo digital facilitaria as adaptações para o produto, pois poderiam ser validadas através de simulações computacionais, diminuindo a quantidade de protótipos necessários e dinheiro gasto com testes físicos.

Principais Vantagens: Visualização completa do modelo, Redução de custos e de tempo para adaptações, Facilidade para Estudo das Propriedades do Produto e Possibilidade de Crowdsourcing.

  5.Otimização de Produtos

A exemplo da Kodak, uma empresa que não adapta seus produtos ao mercado está fadada ao fracasso. Por isso, buscar otimizações baseadas em opiniões de clientes e tendências é crucial para se manter na rota do sucesso. Além disso, buscar otimizações para seus produtos é a melhor forma para criar seu diferencial competitivo. Essas otimizações podem ser projetadas e avaliadas em softwares de modelagem. E também podem ser avaliados com protótipos de impressões 3D em materiais poliméricos, diminuindo custos de produção.

Principais Vantagens: Diferencial de Mercado, Aumento da Qualidade e Maior Visibilidade.

 

Gostou dessas dicas?

Quer mudar algo em sua empresa?

Compartilhe esse post!