Para todos aqueles que gostam de tecnologia e inovação, o conceito de Engenharia Reversa não é tão distante. Ela permite conhecer melhor sobre o funcionamento do objeto de estudo. Além de possibilitar a criação de novos produtos a partir das pesquisas e dos dados coletados.
Em resumo, Engenharia Reversa é como o próprio nome diz, fazer tudo ao contrário, como desmontar uma máquina para ver o funcionamento de suas peças. Tudo isso serve como estudo para aperfeiçoar as funções do equipamento, mas também para descobrir novas maneiras de utilizar a máquina.

COMO É FEITO O PROCESSO NA ENGENHARIA REVERSA?

A Engenharia Reversa parte de um modelo físico para chegar até um projeto virtual. Normalmente o modelo físico já existe, portanto, é necessário realizar a captação dos dados para então partir para a versão virtual. Para efetuar esses passos, são fundamentais a utilização de certos equipamentos de digitalização, que capturam os dados do produto já existente. Existem diversas ferramentas, desde os que utilizam luz branca e os princípios da fotografia, até os mais tecnológicos que digitalizam por meio de scanners a laser que capturam a realidade em 3D.

ORIGEM E EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Uma curiosidade sobre a engenharia reversa é o seu início. Esse método começou a ser utilizado com espionagens militares, um país mandava espiões para fábricas estrangeiras para descobrir os segredos daquela respectiva máquina. Dessa forma, muitos segredos industriais foram desvendados e consequentemente, a concorrência começou a crescer.

Em 1975, a fabricante de processadores AMD realizou o processo com um dos processadores da marca concorrente, a Intel. Com isso, eles conseguiram montar uma cópia exata do processador Intel 8080 por meio de estudo das peças e tentativa e erro na hora da montagem.

REENGENHARIA = ENGENHARIA REVERSA?

A reengenharia analisa os fluxos de produção com o objetivo de realizar as atividades com menor custo e maior qualidade. Essa prática é frequentemente confundida com Engenharia Reversa, que pode englobar esses processos, porém isso não faz dos dois conceitos sinônimos.
Muito se discute sobre a legalidade dela, e mesmo que ela não seja considerada ilegal, existem países com normas mais rigorosas sobre essa prática. Como o exemplo dos Estados Unidos que possuem a “Digital Millenium Copyright Act”. Essa lei restringe o uso de engenharia reversa na área da informática, o método só é permitido na análise de compatibilidade de software.

ENGENHARIA REVERSA: ESTUDO OU CÓPIA?

A inovação está diretamente ligada à Engenharia Reversa, pois com ela as empresas estão sempre estudando os novos lançamentos dos concorrentes para criarem produtos mais aprimorados. 
A grande vantagem dela é ter a chance de produzir algo novo, mas gastando menos do que para criar uma tecnologia do zero. A possibilidade de ter tecnologias já existentes no mercado e só refiná-las, é muito atraente para todas as empresas atualmente. Agora que você já sabe bem mais o que é e como funciona a Engenharia Reversa não perca a sua chance de incorporá-la nos seus projetos. Assim, a inovação e o sucesso estarão sempre acompanhando a sua empresa!

VEJA OS ÚLTIMOS TEXTOS DO BLOG

Metrologia na produção

Metrologia na produção

Você sabe o que é metrologia e o forte impacto que ela tem na vida cotidiana da sua empresa? Continua lendo e vem descobrir mais sobre um dos conceitos mais importantes para a sua indústria! A metrologia surgiu da necessidade humana de medir, contar, quantificar as...

5 DICAS PARA REDUZIR ACIDENTES DE TRABALHO

5 DICAS PARA REDUZIR ACIDENTES DE TRABALHO

O Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho de acordo com a pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A pesquisa também conta com dados que mostram que a cada 48 segundos acontece um acidente e a cada 3 horas e 8 minutos um...

Climatização: melhorando o desempenho de sua empresa

Climatização: melhorando o desempenho de sua empresa

Ao se sentirem confortáveis, as pessoas costumam produzir mais por estarem em um ambiente que proporcione boas condições de trabalho. Uma das maneiras de criar um cenário melhor é fazendo um projeto de climatização. O conforto térmico não leva em conta só a...

NOSSOS SERVIÇOS

Desenho técnico e modelagem 3d

  • Desenhos técnicos para a produção de peças de acordo com as normas técnicas.
  • Modelagens 3D de peças e produtos para visualização de modelos

Projetos de Máquinas

  • Projetos de máquinas para automatização de linhas de produção
  • máquinas para a realização de processos específicos para as mais variadas indústrias

Desenvolvimento de Produtos

  • Desenvolvimento e otimização de produtos utilizando princípios da engenharia reversa e conceitos internacionais de projeto 

 

 

 

Consultorias mecânicas

  • Simulações computacionais
  • Cálculos Estruturais
  • Análise de viabilidade técnica e financeira
  • Avaliação de maquinário
  • Projetos de climatização
  • Adequação a NR-12

 

Compartilhe esse post!