Você sabe o que é metrologia e o forte impacto que ela tem na vida cotidiana da sua empresa? Continua lendo e vem descobrir mais sobre um dos conceitos mais importantes para a sua indústria!
A metrologia surgiu da necessidade humana de medir, contar, quantificar as coisas. Assim, cada povoado foi criando suas medições e posteriormente, chegaram a desenvolver seu próprio sistema de medida.
Até hoje, existem medidas distintas entre países, por exemplo, o Brasil utiliza quilômetros, já os Estados Unidos utilizam as milhas. No passado, essa situação não era diferente, mas as divergências eram muito maiores, pois não existia nenhum tipo de padronização. Por isso, surgiu a necessidade de criar o Sistema Internacional de Unidades, mais conhecido como SI.
Desenvolvido em 1960, o SI contribuiu para uniformizar os procedimentos de medição e facilitar diversos processos que antes eram comprometidos pela diferença na medida, como por exemplo fabricação de peças que poderiam ser exportadas para o mundo inteiro com o SI.

TIPOS DE METROLOGIA

Metrologia científica ou fundamental: essa divisão cuida da inovação e é responsável por pesquisar e acompanhar os eventos metrológicos pelo mundo. Assim, esse segmento fica encarregado de aperfeiçoar a metrologia cada vez mais.
.

Metrologia aplicada, técnica ou industrial: subcampo responsável por estabelecer métodos que garantam a qualidade na fabricação. Uma peça de qualquer máquina precisa ter dimensões corretas para funcionar, caso contrário não pode ser usada. Dessa maneira, essa parte cuida da calibração, do controle de qualidade e outros aspectos que contribuem para um bom procedimento na indústria.

Metrologia legal: a metrologia legal é a que mais se aplica ao cotidiano, uma vez que ela é responsável pelas medidas de coisas como: consumo de água (L/m³), energia elétrica (W) etc. Se alguma medição desses fatores forem realizadas de maneira incorreta, provavelmente, algum consumidor vai sofrer prejuízo, dessa forma, cada país possui uma legislação específica sobre medição e instrumentos de medição, evitando problemas como esse.

Como já dissemos, a metrologia afeta o controle da qualidade da indústria, consequentemente impacta também no alcance de resultados e de menos riscos e desperdícios. Por essa razão, depois de saber o que é metrologia, vamos te dar algumas dicas de como aplicar esse procedimento e otimizar sua empresa.

Definir o método de calibração

A metrologia pode ser aplicada pela própria empresa, ou por um laboratório específico. Essa decisão deve ser tomada a partir da necessidade da indústria, que deve possuir ambientes adequados e uma equipe capacitada para realizar o procedimento internamente.
Depois da definição do método de calibração, os custos são reduzidos e uma calibração mais confiável é garantida.

Registrar todas as calibrações

Para realizar comparações e verificar a evolução e condição de cada equipamento, é necessário registrar qualquer calibração. Além de que, esses dados devem permanecer em um local de fácil acesso, para sempre serem consultados quando necessário.

Depois de aprender mais sobre metrologia e ainda aprender algumas dicas, você já sabe que é essencial priorizar as medições para que a sua empresa chegue aos melhores resultados. Ficou curioso sobre o processo? Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores!

VEJA OS ÚLTIMOS TEXTOS DO BLOG

5 DICAS PARA REDUZIR ACIDENTES DE TRABALHO

5 DICAS PARA REDUZIR ACIDENTES DE TRABALHO

O Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho de acordo com a pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A pesquisa também conta com dados que mostram que a cada 48 segundos acontece um acidente e a cada 3 horas e 8 minutos um...

Climatização: melhorando o desempenho de sua empresa

Climatização: melhorando o desempenho de sua empresa

Ao se sentirem confortáveis, as pessoas costumam produzir mais por estarem em um ambiente que proporcione boas condições de trabalho. Uma das maneiras de criar um cenário melhor é fazendo um projeto de climatização. O conforto térmico não leva em conta só a...

Vida útil de máquinas: veja dicas de como aumentá-la

Vida útil de máquinas: veja dicas de como aumentá-la

Uma máquina parada afeta diretamente na eficiência e nos lucros de uma empresa, por isso a grande importância de ter equipamentos com uma boa vida útil. A vida útil de máquinas significa a quantidade de tempo de aproveitamento que é possível utilizá-la. O objetivo é...

NOSSOS SERVIÇOS

Desenho técnico e modelagem 3d

  • Desenhos técnicos para a produção de peças de acordo com as normas técnicas.
  • Modelagens 3D de peças e produtos para visualização de modelos

Projetos de Máquinas

  • Projetos de máquinas para automatização de linhas de produção
  • máquinas para a realização de processos específicos para as mais variadas indústrias

Desenvolvimento de Produtos

  • Desenvolvimento e otimização de produtos utilizando princípios da engenharia reversa e conceitos internacionais de projeto 

 

 

 

Consultorias mecânicas

  • Simulações computacionais
  • Cálculos Estruturais
  • Análise de viabilidade técnica e financeira
  • Avaliação de maquinário
  • Projetos de climatização
  • Adequação a NR-12

 

Compartilhe esse post!