(48) 3721-7537 [email protected]

A NR12 é uma norma de maquinários que tem como função garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o trabalhador. Por abranger grande parte do ciclo de vida das máquinas – transporte, instalação, utilização, manutenção e eliminação – a NR12 é uma das maiores e mais importantes normas que se consolidaram com as 36 Leis Trabalhistas.

Resumidamente, a NR12 exige a adoção de medidas tanto para proteção coletiva quanto individual, e seu objetivo é a proteção do trabalhador, a melhoria das condições de trabalho e equipamentos seguros.
Nesse texto, você vai entender um pouco mais sobre como essas normas se aplicam nas cozinhas industriais e comerciais.

TIPOS DE MÁQUINAS EM COZINHAS PROFISSIONAIS E INDUSTRIAIS

Antes de falarmos sobre os regulamentos, vamos ver alguns dos tipos de máquinas que podem auxiliar no processo diário em uma cozinha. Veja abaixo alguns dos exemplos:

-Amaciador de bifes: o objetivo dessa máquina é obter massas alimentícias homogêneas. O amaciador conta com um sistema de acionamento que transmite potência para um batedor, que, por sua vez, realiza o movimento de rotação sem o de translação. Assim, o equipamento cumpre com o propósito de homogeneizar as carnes, deixando-as mais macias para o consumo.

-Fatiadora de frios: Como o próprio nome já diz, o objetivo aqui é fatiar. Provavelmente muitos já viram essa máquina em na área de frios do supermercado, uma vez que ela é comum tanto para o uso comercial quanto industrial. O funcionamento dela é um pouco diferente da primeira, O movimento vai e vem do carro porta frios conduz o material a ser processado por uma lâmina girante. No entanto, o carro utiliza o regulador manual, dependendo do trabalhador para manuseá-la, por isso apresenta mais riscos de acidente em uma cozinha.

ORIGEM E EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO da norma de maquinários nr12

As normas em uma cozinha são essenciais para evitar acidentes. Além disso também é necessário lembrar da importância de cada funcionário conhecer bem sua função, as máquinas. É fundamental atentar-se a utilização dos Equipamentos de proteção individual (EPI’s) , neles estão inclusos luvas de proteção, toucas, aventais, muitos acidentes podem ser evitados com os EPI’s. Os choques elétricos ocorrem com frequência por conta de ligarem equipamentos com mãos e pés molhados e seriam impedidos com uma bota de segurança, por exemplo.

HIGIENE NA COZINHA INDUSTRIAL

A higiene de qualquer local que se manipule alimentos deve sempre ser impecável, para evitar contaminações por fungos ou bactérias. Em uma cozinha industrial, todo esse cuidado é redobrado pois existem produtos e processos adequados para realizar toda a limpeza.
Existem 3 passos para a higienização no ambiente industrial:

  • limpeza – remoção de poeira, lixos e restos de alimento
  • descontaminação – eliminação de agentes biológicos e químicos que podem causar doenças e contaminam os alimentos
  • desinfecção – utilização de produtos específicos para eliminar micro-organismos

Em relação às máquinas, manter geladeiras e freezers sempre ligados e em temperaturas constantes. Além disso, a limpeza desses locais – com os materiais corretos, sem esponjas que danifiquem o equipamento – é essencial para evitar odores e até mesmo corrosão.

A norma de maquinários NR12 para cozinhas visa manter os equipamentos em constante manutenção, cuidado e limpeza. Por isso, antes de montar seu restaurante, ou de criar seu negócio é imprescindível entender o regulamento e aplicá-lo diariamente.
Assim, além de aumentar a produtividade a qualidade final do seu produto será sempre maior e a cada dia seu negócio estará mais próximo da excelência e do sucesso!

A norma de maquinários NR12 para cozinhas visa manter os equipamentos em constante manutenção, cuidado e limpeza. Por isso, antes de montar seu restaurante, ou de criar seu negócio é imprescindível entender o regulamento e aplicá-lo diariamente.
Assim, além de aumentar a produtividade a qualidade final do seu produto será sempre maior e a cada dia seu negócio estará mais próximo da excelência e do sucesso!

VEJA OS ÚLTIMOS TEXTOS DO BLOG

Vida útil de máquinas: veja dicas de como aumentá-la

Vida útil de máquinas: veja dicas de como aumentá-la

Uma máquina parada afeta diretamente na eficiência e nos lucros de uma empresa, por isso a grande importância de ter equipamentos com uma boa vida útil. A vida útil de máquinas significa a quantidade de tempo de aproveitamento que é possível utilizá-la. O objetivo é...

COMO GERENCIAR PROJETOS – MÉTODOS

COMO GERENCIAR PROJETOS – MÉTODOS

Aqui no blog, nós já te explicamos como gerenciar os projetos da sua empresa com grande qualidade. No primeiro momento, apresentamos diversos métodos de gerenciamento que possibilitam uma maior chance de sucesso do seu projeto. Nesse texto, você vai poder relembrar...

ENGENHARIA REVERSA: VEJA COMO PERSONALIZAR UM PRODUTO JÁ EXISTENTE

ENGENHARIA REVERSA: VEJA COMO PERSONALIZAR UM PRODUTO JÁ EXISTENTE

Para todos aqueles que gostam de tecnologia e inovação, o conceito de Engenharia Reversa não é tão distante. Ela permite conhecer melhor sobre o funcionamento do objeto de estudo. Além de possibilitar a criação de novos produtos a partir das pesquisas e dos dados...

NOSSOS SERVIÇOS

Desenho técnico e modelagem 3d

  • Desenhos técnicos para a produção de peças de acordo com as normas técnicas.
  • Modelagens 3D de peças e produtos para visualização de modelos

Projetos de Máquinas

  • Projetos de máquinas para automatização de linhas de produção
  • máquinas para a realização de processos específicos para as mais variadas indústrias

Desenvolvimento de Produtos

  • Desenvolvimento e otimização de produtos utilizando princípios da engenharia reversa e conceitos internacionais de projeto 

 

 

 

Consultorias mecânicas

  • Simulações computacionais
  • Cálculos Estruturais
  • Análise de viabilidade técnica e financeira
  • Avaliação de maquinário
  • Projetos de climatização
  • Adequação a NR-12

 

Compartilhe esse post!