A NR12 é uma norma de maquinários que tem como função garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o trabalhador. Por abranger grande parte do ciclo de vida das máquinas – transporte, instalação, utilização, manutenção e eliminação – a NR12 é uma das maiores e mais importantes normas que se consolidaram com as 36 Leis Trabalhistas.

Resumidamente, a NR12 exige a adoção de medidas tanto para proteção coletiva quanto individual, e seu objetivo é a proteção do trabalhador, a melhoria das condições de trabalho e equipamentos seguros.
Nesse texto, você vai entender um pouco mais sobre como essas normas se aplicam nas cozinhas industriais e comerciais.

TIPOS DE MÁQUINAS EM COZINHAS PROFISSIONAIS E INDUSTRIAIS

Antes de falarmos sobre os regulamentos, vamos ver alguns dos tipos de máquinas que podem auxiliar no processo diário em uma cozinha. Veja abaixo alguns dos exemplos:

-Amaciador de bifes: o objetivo dessa máquina é obter massas alimentícias homogêneas. O amaciador conta com um sistema de acionamento que transmite potência para um batedor, que, por sua vez, realiza o movimento de rotação sem o de translação. Assim, o equipamento cumpre com o propósito de homogeneizar as carnes, deixando-as mais macias para o consumo.

-Fatiadora de frios: Como o próprio nome já diz, o objetivo aqui é fatiar. Provavelmente muitos já viram essa máquina em na área de frios do supermercado, uma vez que ela é comum tanto para o uso comercial quanto industrial. O funcionamento dela é um pouco diferente da primeira, O movimento vai e vem do carro porta frios conduz o material a ser processado por uma lâmina girante. No entanto, o carro utiliza o regulador manual, dependendo do trabalhador para manuseá-la, por isso apresenta mais riscos de acidente em uma cozinha.

ORIGEM E EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO da norma de maquinários nr12

As normas em uma cozinha são essenciais para evitar acidentes. Além disso também é necessário lembrar da importância de cada funcionário conhecer bem sua função, as máquinas. É fundamental atentar-se a utilização dos Equipamentos de proteção individual (EPI’s) , neles estão inclusos luvas de proteção, toucas, aventais, muitos acidentes podem ser evitados com os EPI’s. Os choques elétricos ocorrem com frequência por conta de ligarem equipamentos com mãos e pés molhados e seriam impedidos com uma bota de segurança, por exemplo.

HIGIENE NA COZINHA INDUSTRIAL

A higiene de qualquer local que se manipule alimentos deve sempre ser impecável, para evitar contaminações por fungos ou bactérias. Em uma cozinha industrial, todo esse cuidado é redobrado pois existem produtos e processos adequados para realizar toda a limpeza.
Existem 3 passos para a higienização no ambiente industrial:

  • limpeza – remoção de poeira, lixos e restos de alimento
  • descontaminação – eliminação de agentes biológicos e químicos que podem causar doenças e contaminam os alimentos
  • desinfecção – utilização de produtos específicos para eliminar micro-organismos

Em relação às máquinas, manter geladeiras e freezers sempre ligados e em temperaturas constantes. Além disso, a limpeza desses locais – com os materiais corretos, sem esponjas que danifiquem o equipamento – é essencial para evitar odores e até mesmo corrosão.

A norma de maquinários NR12 para cozinhas visa manter os equipamentos em constante manutenção, cuidado e limpeza. Por isso, antes de montar seu restaurante, ou de criar seu negócio é imprescindível entender o regulamento e aplicá-lo diariamente.
Assim, além de aumentar a produtividade a qualidade final do seu produto será sempre maior e a cada dia seu negócio estará mais próximo da excelência e do sucesso!

A norma de maquinários NR12 para cozinhas visa manter os equipamentos em constante manutenção, cuidado e limpeza. Por isso, antes de montar seu restaurante, ou de criar seu negócio é imprescindível entender o regulamento e aplicá-lo diariamente.
Assim, além de aumentar a produtividade a qualidade final do seu produto será sempre maior e a cada dia seu negócio estará mais próximo da excelência e do sucesso!

VEJA OS ÚLTIMOS TEXTOS DO BLOG

Custos com maquinário: como calcular?

Custos com maquinário: como calcular?

Uma das partes mais importantes do processo industrial é apurar o preço de cada máquina que será utilizada durante a produção. No entanto, tal procedimento é, muitas vezes, deixado de lado pelas empresas. Por isso, continue lendo e veja como apurar com qualidade o...

Esforços Repetitivos e Ambiente Inadequado de Trabalho

Esforços Repetitivos e Ambiente Inadequado de Trabalho

A linha de produção de uma grande empresa não pode parar. Por isso, os funcionários acabam realizando esforços repetitivos e acelerados em um curto espaço de tempo. Certas condições de trabalho, como a repetibilidade, expõe o trabalhador a sérios riscos de saúde,...

Metrologia na produção

Metrologia na produção

Você sabe o que é metrologia e o forte impacto que ela tem na vida cotidiana da sua empresa? Continua lendo e vem descobrir mais sobre um dos conceitos mais importantes para a sua indústria! A metrologia surgiu da necessidade humana de medir, contar, quantificar as...

NOSSOS SERVIÇOS

Desenho técnico e modelagem 3d

  • Desenhos técnicos para a produção de peças de acordo com as normas técnicas.
  • Modelagens 3D de peças e produtos para visualização de modelos

Projetos de Máquinas

  • Projetos de máquinas para automatização de linhas de produção
  • máquinas para a realização de processos específicos para as mais variadas indústrias

Desenvolvimento de Produtos

  • Desenvolvimento e otimização de produtos utilizando princípios da engenharia reversa e conceitos internacionais de projeto 

 

 

 

Consultorias mecânicas

  • Simulações computacionais
  • Cálculos Estruturais
  • Análise de viabilidade técnica e financeira
  • Avaliação de maquinário
  • Projetos de climatização
  • Adequação a NR-12

 

Compartilhe esse post!