(48) 3721-7537 [email protected]

A NR 12

A norma NR 12, publicada em 1978 se tornou, a norma mais importante no sentido de regulamentação quando o assunto é segurança e qualidade no trabalho no Brasil. Esta diz respeito à utilização e revisão das máquinas e equipamentos perigosos contidos em uma linha de produção. Por isso, é fundamental que todos os envolvidos em linhas de produção ou empresas com máquinas de risco tenham conhecimento da NR 12.

Além disso, esta norma não apenas auxilia a reduzir os riscos de acidentes e promover o bem-estar dos colaboradores, mas também evita que a empresa tenha gastos desnecessários. Como ineficiência dos processos produtivos devido ao mau uso e à falta de revisão dos equipamentos e também multas que podem chegar a 50 vezes o valor da máquina.

NR 12 exige informações completas sobre todo o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, incluindo transporte, instalação, utilização, manutenção e até mesmo sua eliminação ao final da vida útil. Além de tudo, esta é uma das normas mais extensas entre as 36 normas regulamentadoras da Consolidação de Leis Trabalhistas.

 

Aplicação

Apesar de sua extensão, a aplicação da NR 12 pode ser resumida em 5 etapas principais:

 

Diagnóstico

O primeiro passo é realizar uma avaliação completa dos maquinários, buscando possíveis maus funcionamentos e erros de operação. Além disso, é necessário estudar o layout e a estrutura onde os equipamentos estão instalados.

12.153 “O empregador deve manter inventário atualizado das máquinas e equipamentos com identificação por tipo, capacidade, sistemas de segurança e localização com representação esquemática”.

Avaliação de Riscos

Em seguida, é realizada a avaliação de riscos. Esta visa encontrar todos os possíveis causadores de acidentes e usos incorretos dos maquinários, além catalogar seus limites de utilização. Desta forma, é possível obter uma melhora na performance de seus operadores. Alguns dos possíveis riscos são: Cantos vivos, corte de peças, alta pressão, movimentação de componentes e queda de objetos.

Pesquisa de Manuais

A terceira etapa exige que o empresário tenha armazenado os manuais de utilização dos equipamentos e seguir suas recomendações.

12.125 “As máquinas e equipamentos devem possuir manual de instruções fornecido pelo fabricante ou importador, com informações relativas à segurança em todas as fases de utilização”.

Assim, é possível assegurar que o maquinário atuará dentro das condições estabelecidas pelo fabricante, evitando assim sobrecarga e acidentes.

Treinamentos dos colaboradores

Esta etapa de implementação da NR 12 diz respeito aos treinamentos para uso correto dos equipamentos. E deve ser priorizada principalmente para aqueles que contém máquinas com novas tecnologias embarcadas, pois exigem cada vez mais conhecimento especializado.

Vale ressaltar que tais treinamentos ajudam não somente na obtenção do certificado da norma, mas também no aumento da eficiência das máquinas. Pois o operador é instruído a utilizar suas ferramentas da forma correta, reduzindo o refugo e a quebra de componentes. Além disso, outro ponto positivo do funcionário bem treinado é a melhoria na qualidade de entrega dos produtos.

Consulta especializada

No final, é necessário a realização de uma vistoria e averiguação dos parâmetros da norma. Esta deve ser realizada por profissionais capacitados, que deverão verificar os critérios da norma para o ramo de atuação. E, após a verificação, esse emitirá o certificado de adequação à norma.

Por fim, seguir os padrões de qualidade e segurança definidos pela NR12 são fundamentais para uma empresa que quer crescer de forma sustentável. Mas é claro que isso não é uma tarefa fácil, principalmente quando não se tem informações precisas sobre processos ou as máquinas estão desatualizadas. Por isso, é importante buscar equipes especializadas para te ajudar a planejar e aplicar corretamente esta norma, de forma a implementar corretamente em sua empresa para atingir grandes resultados.

Resumo
NR 12 – Como Garantir a Segurança dos Colaboradores, Através do Correto Funcionamento das Máquinas e Equipamentos
Nome do Artigo
NR 12 – Como Garantir a Segurança dos Colaboradores, Através do Correto Funcionamento das Máquinas e Equipamentos
Descrição
A norma NR 12, publicada em 1978 se tornou, ao longo das últimas décadas, a norma mais importante no que diz respeito à regulamentação quando o assunto é segurança e qualidade no trabalho no Brasil. A norma diz respeito à utilização e revisão das máquinas e equipamentos perigosos contidos em uma linha de produção. Por isso, é fundamental que todos os envolvidos em linhas de produção ou empresas com máquinas de risco tenham conhecimento da NR 12.
Autor
Publicador
i9 Consultoria
Logo

Acompanhe também nossas redes sociais!

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Instagram

Compartilhe esse post!