Quando você pensa em algo padronizado, qual a primeira imagem que vem à sua mente? Se for algo físico e estático, agora é o momento de renovar este conceito. A padronização também pode estar relacionada pode estar relacionada a ações e atividades rotineiras. Nestes casos, chamamos de padronização de processos.

A Padronização de Processos

   Hoje, executar uma padronização de processos dentro de uma empresa implica em resultados estáveis e que seguem o planejado. Também significa diminuir a variação das atividades sem perder a flexibilidade das mesmas.

  Os benefícios de padronizar são muitos e envolvem aspectos qualitativos – como treinamento de funcionários para a venda de um produto – ou quantitativos – quando envolvem melhorias na produtividade e cortes de gastos. Tudo o que uma empresa precisa para ganhar competitividade e sair na frente da concorrência!

Gostou? Confira então os 7 grandes benefícios que a padronização de processos traz para sua empresa.

1.      Melhor qualidade dos produtos e atendimento

   Quando você padroniza os processos de produção, a consequência imediata disso é a uniformidade com que os produtos chegam ao consumidor. Já ao padronizar o atendimento ao cliente, o grande benefício é que todos os funcionários saberão como prestar o serviço a cada comprador e, assim, todos os clientes serão bem recebidos na empresa.  

2.      Controle total do processo

   Implementar esse processo de melhoria implica em ter maior controle sobre tudo que está sendo produzido na empresa. Isso permite a observação direta de falhas e identificação de pontos onde melhorias podem ser aplicadas.  

3.      Redução de falhas

   Com a padronização, os procedimentos seguem normas e são melhor documentados, assim é possível detectar falhas e problemas de maneira mais rápida e precisa. Em boa parte dos casos, além de solucionar estes erros é possível prevê-los.

4.      GANHO DE TEMPO DE PRODUÇÃO

   Automatizar linhas de produção ou utilizar um método mais ágil de processamento já reduzem, e muito, o tempo que determinado produto demora para chegar ao consumidor final.  

 

5.      USO ADEQUADO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS

Ao aplicarmos uma padronização fica mais fácil compreender onde os recursos estão sendo aplicados e de que maneira eles podem ser melhor aproveitados. Dessa forma, é possível traçar planos para redução de consumo e desperdício de materiais.

 

6.      Aumento de produtividade

Se aliarmos o bom uso dos recursos com procedimentos claros e precisos, a produção atingirá níveis de excelência. A produtividade aumentará em função de melhorias em pontos já citados anteriormente: recursos, tempo, falhas e métodos.

 

7.      Competitividade

Por fim, com todos esses benefícios sua empresa será capaz de produzir mais usando menos, a conseqüência direta disso é a diminuição do preço do seu produto para o consumidor final. Com um produto mais barato e uma qualidade mais alta, sua empresa será significativamente mais competitiva.

 

Gostou desse post?

Veja Também:

Compartilhe esse post!