(48) 3721-7537 [email protected]

Antes de falarmos em máquinas personalizadas, gostaríamos de fazer um questionamento: você já imaginou um mundo sem máquinas? Há muito tempo atrás isso foi possível, quando processos eram menos elaborados e se limitavam a produções artesanais. Hoje, a sociedade experimenta uma onda de tecnologia, e consequentemente cada vez mais utiliza-se máquinas. 

Os mercados cada vez mais exigem produtos personalizados, agilidade, novos serviços, etc. Assim, é necessário que as empresas invistam e inovem. Dependendo do ramo de atuação, este investimento envolve a instalação de máquinas. Elas podem ser para automatização, corte de custos ou aumento de produtividade, por exemplo.

Nem sempre existem máquinas exatamente como uma empresa necessita. É por isso que existe máquinas personalizadas. Com elas, é possível fabricar uma máquina com os requisitos necessários para o processo produtivo em questão. Podem-se definir, por exemplo, dimensões, materiais utilizados, componentes, mecanismos, dentre outras variáveis da máquina.

Benefícios com a utilização de máquinas personalizadas

Quando um processo de uma empresa é feito manualmente, pode ser uma oportunidade de implementação de uma máquina. Isso pode diminuir os esforços causados pelo trabalho manual. O funcionário pode ser substituído ou até mesmo alocado para outra atividade dentro da empresa. Portanto, o desenvolvimento máquinas pode contribuir para que se gaste menos com funcionários, para que a empresa os utilize melhor ou para a qualidade de vida deles melhorem.

Onde você pode desenvolver uma máquina?

Pode acontecer uma situação onde uma pessoa tenha identificado alguma oportunidade de implementação de uma máquina dentro da sua empresa, porém não tenha o conhecimento necessário para tirar a sua ideia do papel. Para que esta ideia seja transformada em realidade, é fundamental contar com empresas especializadas para tal. 

A i9 CONSULTORIA é capaz de desenvolver máquinas personalizadas de acordo com as necessidades da sua empresa. Vários cases de sucesso já foram desenvolvimentos. Dois desses exemplos são os projetos Veritá e Browneria. Confira.

 

Como desenvolvemos máquinas personalizadas?

Na i9 CONSULTORIA, o processo de desenvolvimento de máquinas personalizadas é variado, pois cada projeto possui suas particularidades. Será analisado, primeiramente, o processo produtivo da empresa e como será a inserção da máquina a ser projetada. A partir daí iniciamos o processo da análise do projeto, propriamente dito, onde serão feitas pesquisas de mercado com o intuito de descobrir soluções já existentes ou mesmo descobrir que não há uma solução já utilizada.

Posteriormente, passaremos para a etapa onde criaremos possíveis soluções. Elas, obviamente, devem estar alinhadas ao que a empresa contratante necessita. Para isso, serão coletados requisitos do cliente por onde saberemos o que podemos fazer e o que não podemos fazer no projeto. Depois, escolheremos a melhor solução e faremos todos os cálculos necessários para iniciar o processo de dimensionamento do projeto. Por fim, faremos as modelagens e os desenhos técnicos necessários.

Compartilhe esse post!