Com o objetivo de desenvolver uma solução mecânica para a secagem de copos plásticos retornáveis a i9 CONSULTORIA realizou um projeto de sucesso junto a empresa Meucopo Eco. Alinhado ao panorama de sustentabilidade, buscou-se um resultado que fornecesse não apenas a secagem dos copos de forma rápida e versátil como também a qualidade na higienização, segurança no uso da máquina, simplicidade na troca de componentes assim como fácil portabilidade destes e essencial baixo consumo de energia.

De modo a subministrar todos os requisitos de maneira eficiente, conhecimentos de engenharia unidos a metodologias de criatividade e desenvolvimento divergente produziram concepções independentes que conferiam soluções ao projeto. O conhecimento para seleção entre estas concepções é desenvolvido não apenas pela equipe da empresa como também por uma pesquisa de mercado feita até exaurir opções que poderiam interferir com o projeto ou auxiliá-lo a ter a melhor escolha a gerada.

O grande desafio da i9 CONSULTORIA para este projeto foi a ausência de produtos semelhantes ao mercado, a secagem de copos em grande escala de forma ativa não costuma ser aplicada, e se for usualmente configura-se de modo manual e simples. O desenvolvimento de uma câmara que receba grande quantidade de copos através de uma esteira teria de respeitar todos os requisitos demandados efetivamente. O estudo detalhado do dimensionamento e do material forneceu uma estrutura tubular de perfil retangular de aço inoxidável 304 que considera o tensionamento da esteira. Isto permitiu o desenvolvimento de peças o mais leve possível e com largura mínima necessária permitindo a entrada simultânea de dois cestos de copos para secagem. Visando diminuir os elementos de fixação foram colocadas chapas inteiras, frontais e traseiras, com parafusos em locais de fácil acesso. O cesto foi feito de grades de aço inoxidável para não obstruir a passagem do ar, que por sua vez é pré-aquecido, filtrado e direcionado por uma tecnologia desenvolvida pela equipe para criar “cortinas de vento” e assim maximizar área de secagem dos copos.

As soluções contempladas pela equipe da i9 CONSULTORIA dão ao cliente a possibilidade de reconfigurar a velocidade da esteira, fluxo do ar, temperatura permitindo uma otimização da secagem para cada tipo de copo a ser seco e também garantir a qualidade da secagem para reutilização do produto de forma eficiente e de grande economia para a empresa.

 

Compartilhe esse post!