(48) 3721-7537 [email protected]

Lean Manufacturing, ou mentalidade enxuta, é uma filosofia produtiva e organizacional que se demonstra extremamente eficaz na maximização de desempenho e qualidade, e eliminação de desperdícios.

Surgiu em um cenário conturbado, no Japão pós-Segunda Guerra, em que escassez de recursos, indústrias sucateadas, processos produtivos ineficientes e inadequados. Tal ferramenta foi capaz de alavancar o crescimento da sua empresa de origem, a Toyota, em um momento em que as demais montadoras do setor automobilístico passava por uma de suas maiores crises.

A metodologia idealizada por Taiichi Ohno se apoia em dois principais pilares:

• Just in time – produzir apenas o que é preciso, quando for preciso, a fim de assegurar que não exista qualquer esforço além do absolutamente essencial

• Jidoka – automatização inteligente dos processos, findando a redução de erros e variabilidade, intervenção e correção imediata das falhas para um controle pleno da qualidade

Usando tais fundamentos, se torna muito praticável a redução de custos das etapas em que não se agrega valor ao produto.

Além disso, também há o emprego de diversas ferramentas que objetam a contabilização e priorização das atividades em que há valorização do produto, como Kanban, Andon, Poka Yoke, Smed, Gemba, Kaizen, 5S, produção puxada com fluxo contínuo, TPM e outras que garantem a utilização correta dos recursos humanos, materiais e organizacionais no ambiente de atuação.

O Lean Manufacturing se mostra uma necessidade para uma empresa se manter competitiva nos dias atuais. O mercado não está disposto a pagar pelo desperdício das empresas, muito menos por processos improdutivos e mal planejados.

A i9 CONSULTORIA conta com uma equipe qualificada para realizar e implementar projetos em Lean Manufacturing para empresas de diversos portes e segmentos de atuação, pois reconhece que a importância de um trabalho profissional e que valoriza as necessidades de seus clientes.

Acompanhe também nossas redes sociais!

RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Instagram

Compartilhe esse post!