Uma máquina parada afeta diretamente na eficiência e nos lucros de uma empresa, por isso a grande importância de ter equipamentos com uma boa vida útil. A vida útil de máquinas significa a quantidade de tempo de aproveitamento que é possível utilizá-la. O objetivo é que esse tempo seja sempre o maior possível. Assim, a indústria estará sempre no seu funcionamento ideal.

Existem diversos processos que evitam danos e podem aumentar a vida útil das máquinas. Continue lendo e confira alguns desses procedimentos que vão te ajudar a prevenir falhas diariamente!

Monitorar o desgaste das máquinas

É importante sempre saber a situação na qual as máquinas se encontram e também a tendência de desgaste que ela apresenta. Isto pode aumentar a vida útil dela, já que trocar peças desgastadas, por exemplo, pode evitar a quebra de uma peça maior.

Parâmetros que devem ser regularmente observados pelos técnicos da manutenção:

Vibração, temperatura, rotação, fluxo de combustível, consumo de eletricidade, consumo de óleo lubrificante. É possível escolher apenas os tópicos que atendam a necessidade dos equipamentos da empresa e, assim, acompanhar com frequência a saúde do seu maquinário.

aumentar a vida útil de máquinas Utilizando tecnologias

Atualmente existem diversos softwares de gestão de manutenção e soluções em automação. Suas funções consistem em indicadores de desempenho, coleta de dados em tempo real, criação de relatórios gerenciais. Dessa maneira, a tecnologia atua como aliada da sua empresa para auxiliar no monitoramento dos equipamentos.

Manutenção preventiva

Se trata de várias manutenções realizadas periodicamente e com datas pré-estabelecidas de acordo com o manual do fabricante ou definições internas da equipe de manutenção. Os principais objetivos da manutenção preventiva são: reduzir a chance de falha nos equipamentos, evitar a degradação das máquinas e aumentar sua vida útil, reduzir custos e evitar perdas de performance.

Treinamento para equipe de manutenção

É possível que a equipe de manutenção necessite de novos cursos de capacitação. Com novas máquinas, tecnologias, mudanças constantes no mercado fazem com que as pessoas precisem estar em constante aprendizado. Por isso, não esqueça que é essencial investir na formação dos seus funcionários de manutenção.

Usar revestimentos que prolonguem a vida útil de máquinas

Os desgastes mais comuns são os de máquinas que trabalham em contato com outras ou que estão em ambientes que possuem agentes corrosivos. Nesse caso, uma maneira de prolongar a vida útil dos equipamentos é com a utilização de revestimentos superficiais. Eles podem ser feitos de materiais como Carboneto de Tungstênio, com cromo e Carboneto de Cromo. Essas substâncias, quando aplicadas sobre a superfície, criam uma camada de sacrifício retardando a corrosão.

Limpeza das máquinas

A limpeza das máquinas faz com que elas operem sem agentes que poderiam atrapalhar seu desempenho. Além disso, podem apresentar também mais segurança para os trabalhadores da indústria. É importante lembrar que a limpeza industrial requer procedimentos específicos. Aqui no blog, nós já explicamos como funciona esse processo em equipamentos industriais de cozinha, confira!

Manutenção preditiva

Muitos confundem a manutenção preditiva com a preventiva, mas existem diferenças significativas entre elas. A manutenção preditiva é considerada por diversos especialistas como uma metodologia corporativa. Diferente da prevenção que segue apenas os manuais de fábrica, a previsão é capaz de prever problemas que ainda não foram diagnosticados pelo fabricante. Por exemplo, a falha de uma bomba de água pode causar o superaquecimento da máquina, tal problema seria facilmente evitado com o relatório prévio dos equipamentos.

Agora você já sabe como melhorar a vida útil de máquinas em sua indústria. Se a maioria das dicas forem colocadas em prática, com certeza não vão mais existir obstáculos na frente do sucesso da sua indústria!

VEJA OS ÚLTIMOS TEXTOS DO BLOG

Metrologia na produção

Metrologia na produção

Você sabe o que é metrologia e o forte impacto que ela tem na vida cotidiana da sua empresa? Continua lendo e vem descobrir mais sobre um dos conceitos mais importantes para a sua indústria! A metrologia surgiu da necessidade humana de medir, contar, quantificar as...

5 DICAS PARA REDUZIR ACIDENTES DE TRABALHO

5 DICAS PARA REDUZIR ACIDENTES DE TRABALHO

O Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho de acordo com a pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A pesquisa também conta com dados que mostram que a cada 48 segundos acontece um acidente e a cada 3 horas e 8 minutos um...

Climatização: melhorando o desempenho de sua empresa

Climatização: melhorando o desempenho de sua empresa

Ao se sentirem confortáveis, as pessoas costumam produzir mais por estarem em um ambiente que proporcione boas condições de trabalho. Uma das maneiras de criar um cenário melhor é fazendo um projeto de climatização. O conforto térmico não leva em conta só a...

NOSSOS SERVIÇOS

Desenho técnico e modelagem 3d

  • Desenhos técnicos para a produção de peças de acordo com as normas técnicas.
  • Modelagens 3D de peças e produtos para visualização de modelos

Projetos de Máquinas

  • Projetos de máquinas para automatização de linhas de produção
  • máquinas para a realização de processos específicos para as mais variadas indústrias

Desenvolvimento de Produtos

  • Desenvolvimento e otimização de produtos utilizando princípios da engenharia reversa e conceitos internacionais de projeto 

 

 

 

Consultorias mecânicas

  • Simulações computacionais
  • Cálculos Estruturais
  • Análise de viabilidade técnica e financeira
  • Avaliação de maquinário
  • Projetos de climatização
  • Adequação a NR-12

 

Compartilhe esse post!